Caros, boa tarde!
Estou com um problema na configuração do cenário de Consignação. Acontece que a empresa utiliza uma contabilização diferente da comumente utilizada no processo standard. A configuração necessária precisa que o ICMS não seja contabilizado no pedido de compras, mas precisa fazer parte do calculo do PIS e do COFINS. Para resolver, configuramos no taxcode (K6) a condição ICM2 que não calculou o ICMS, porém serviu para a BC de PIS e COFINS.
O problema é que quando utilizamos a condição ICM2 o sistema lança o valor do ICMS na condição NAVS (comportamento correto), visto que o valor do imposto não dedutível vai para o estoque (Chave NVV). O problema é que na criação da MIGO o valor é somado e nesse cenário (Consignação) o ICMS será calculado novamente como segue:
Valor do Pedido de Compras (bruto) = 1.000,00
Valor do ICMS = 180,00
Valor do PIS = 16,50
Valor do COFINS = 76,00
Repare na condição NAVS
O sistema busca o valor da condição ICM2 e lança nessa condição aumentado o valor para 907,50.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
MIGO
Aqui o sistema usou o preço liquido 727,50 + o valor do ICMS não dedutível 180,00 + o ICMS 180,00 = 1.087,00.
Isso só acontece, porque o valor da condição ICM2 foi para a condição NAVS, logo foi para o estoque e recalculou, quando deveria lançar somente o ICMS numa linha separada.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
BTW: Se usarmos uma condição como contrapartida, por exemplo IC10 o sistema muda a BC de PIS e COFINS e o ICMS não será calculado.
MIRO
Repare que na fatura o sistema lança o valor do ICMS numa linha separada, comportamento correto, pois existe uma perna na EM.
O problema é que o valor do ICMS não pode aparecer na EF e só aparece, porque o sistema precisa lançar em algum lugar e lançou nessa conta, mas no cenário da companhia a linha de ICMS não pode aparecer. Se perguntar onde o ICMS será lançado a resposta é: Na transitória Image may be NSFW.
Clik here to view.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Simulamos a "possível" contabilização modificando o taxcode (K6) na hora de criar a MIGO e tivemos o resultado esperado, mas se voltarmos para o Pedido de compras o valor de 907, 50 estará na condição NAVS novamente.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Alguém já passou por isso ou teria alguma ideia de como podemos resolver esse problema?
Forte abraço
Rodrigo Pagani